terça-feira, 24 de maio de 2016

TRT DA 15ª REGIÃO CONVOCA SOCIEDADE PARA ATO PÚBLICO EM DEFESA DA JUSTIÇA DO TRABALHO



TRT DA 15ª REGIÃO CONVOCA SOCIEDADE PARA ATO PÚBLICO EM DEFESA DA JUSTIÇA DO TRABALHO 

Imprimir TRT da 15ª Região convoca sociedade para ato público em defesa da Justiça do Trabalho
Por Ana Claudia de Siqueira
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, que tem jurisdição em 599 municípios paulistas, convoca trabalhadores, entidades sindicais, advogados, procuradores e a população em geral, para participação de um ato público em defesa da Justiça do Trabalho. A mobilização acontecerá no dia 26 de abril, às 10:30 horas, em frente a sede do TRT, localizada na Rua Barão de Jaguara, 901, no centro de Campinas (SP).
Em tempos de crise política e econômica sem precedentes no País, a Justiça do Trabalho também está ameaçada. Os percentuais de corte determinados pela Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2016 atingiram sobremaneira o funcionamento da máquina administrativa dos Tribunais Regionais do Trabalho, que adotaram uma série de medidas de contenção de despesas, como readequação de horário de atendimento, redução de contratos de serviços terceirizados e cancelamento de projetos de obras, entre outros.
Os cortes superam R$ 880 milhões, sendo que para os Regionais Trabalhistas, atingem 29% do orçamento de custeio e 90% dos investimentos. "A Justiça do Trabalho não pode suportar estes cortes sob pena de precarização dos serviços prestados à população e sucateamento das instalações. O contingenciamento impacta de maneira dramática no funcionamento da máquina administrativa", assinala o presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, que coordena também entidade representativa de todos os regionais trabalhistas, o Coleprecor (Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho).
Há uma grande preocupação com o andamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), ferramenta virtual já em operação em todas as unidades da 15ª Região e em 98% da Justiça do Trabalho, que reduz os custos e o tempo de tramitação processual. O corte na área de Tecnologia da Informação supera 80%, podendo gerar colapso em todo o sistema e um retrocesso, com a retomada para os autos físicos e manuais.
O anexo V da Lei Orçamentária Anual de 2016 (Lei 13.255/2016) também surpreendeu os Regionais Trabalhistas que não poderão preencher as vagas oriundas de aposentadorias este ano devido a falta de recursos. Só o TRT da 15ª Região registra déficit histórico de 973 servidores e os projetos de lei de criação de varas e cargos estão sobrestados.

Enviado do meu iPhone
Escritório de Advocacia Andrea C. Ferrari, OAB/SP 106.137, Rua Duque de Caxias, 331, Sala 502, Fone: 12.36331163, 12.36221317, 12.991532520, http://advferrari.blogspot.com.br

Nenhum comentário: