quinta-feira, 5 de junho de 2014

TRT RECOMENDA AOS MAGISTRADOS E SERVIDORES A REALIZAÇÃO DE PAUSAS DURANTE A JORNADA DE TRABALHO



NOTÍCIAS

« Voltar

TRT RECOMENDA AOS MAGISTRADOS E SERVIDORES A REALIZAÇÃO DE PAUSAS DURANTE A JORNADA DE TRABALHO

Por Ana Claudia de Siqueira
Com o objetivo de dar maior atenção à saúde dos magistrados e servidores, de modo a proporcionar o máximo de segurança e desempenho eficiente, repercutindo de forma favorável na prestação dos serviços jurisdicionais e administrativos, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper e a secretária de Saúde, a médica Heloisa Helena Zakia, assinaram a Recomendação GP-SS nº1/2014, que trata da realização de pausas após períodos contínuos de trabalho que exijam movimentos repetitivos e esforço visual.
A iniciativa é motivada principalmente pelo processo de mudança vivenciado hoje pelo Judiciário Trabalhista com a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). O sistema elimina completamente o papel na tramitação processual, atribuindo ao computador tarefas como juntada de petição, formação de agravo, contagem de prazo, entre outros. Por sua vez, o uso do computador exige digitalização e movimentos repetitivos dos membros superiores, além de esforço visual dos magistrados e servidores.
A Recomendação orienta para pausas na proporção de 10 (dez) minutos, não dedutíveis da jornada regular, a cada 50 (cinquenta) minutos contínuos trabalhados. As pausas devem ser destinadas, preferencialmente, à realização de exercícios de alongamento. Para difundir a prática da ginástica laboral em todas as unidades judiciárias da 15ª Região foi desenvolvido, sob supervisão da secretaria de Saúde do TRT, um vídeo com orientações e sugestões de exercícios, que pode ser acessado por magistrados e servidores na extranet. A Coordenadoria de Comunicação Social elaborou ainda uma reportagem sobre o tema, que está disponível no portal do TRT e no canal do Tribunal no Youtube. Clique aqui para assistir.

Nenhum comentário: