segunda-feira, 23 de junho de 2014

Dia Nacional do Advogado Trabalhista. 20 de junho.



20 de junho é o Dia Nacional do Advogado Trabalhista.
Qual a razão de sermos “especiais” e termos um “dia” nosso?
Alguns dizem que é porque  trabalhamos em uma Justiça “especial” e não em uma Justiça “comum”, como afirma o querido Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, Presidente da ABRAT.
Pode ser.
O advogado trabalhista é aquele que tem os menores prazos e a maior quantidade de atos a praticar. Não fazemos uma audiência por semana, mas uma audiência por minuto.
Temos muito volume de trabalho e pouco volume de honorários. Exatamente porque atuamos em processos “especiais”, não temos acesso a honorários sucumbenciais.
Mas nós – e somente nós – nos aglomeramos em entidades associativas, tanto no plano horizontal quanto vertical, tanto as nossas associações locais como a nossa nacional ABRAT.
Nós atuamos com o que há de mais precioso na sociedade: o trabalho humano. Por isso, temos de ser “especiais” e compreender não apenas o direito, mas economia, sociologia, psicologia...
Atuamos em um segmento denso e tenso. Por isso temos de ser “especiais” no ato da compreensão, da atenção, da dedicação.
Somos “especiais” no fervor e no amor.
Somos “especiais”, porque somos humildes, dedicados, companheiros, parceiros. Simples como a vida, complexos como o viver.
Conhecemos nossas alegrias e nossas tristezas.
Sabemos dos nossos feitos e defeitos.
Sabemos espetar a luta com o gume da paz. E conciliar.
Sabemos “redemoinhar” como ninguém um corredor de audiências.
Cuidamos de usar a palavra para agradar e não para agredir, mas quando precisamos agredir não há palavras para nos definir.
Somos “especiais” exatamente porque não somos especiais.
Somos trabalhistas.
Advogados Trabalhistas.
Que orgulho!
SALVE O 20 DE JUNHO!
Sexta-feira, colegas, se abracem, se cumprimentem. Nós nos merecemos.
Me orgulho muito de ser colega de vocês, Advogados Trabalhistas.
Nilton Correia

Presidente em exercício da ABRAT

Nenhum comentário: