terça-feira, 24 de junho de 2014

TRT PRESTA HOMENAGEM A AMAURI MASCARO NASCIMENTO, FALECIDO NESTA TERÇA-FEIRA, 24





NOTÍCIAS

« Voltar

TRT PRESTA HOMENAGEM A AMAURI MASCARO NASCIMENTO, FALECIDO NESTA TERÇA-FEIRA, 24



Fotos: Denis Simas
Amauri Mascaro Nascimento
Por Luiz Manoel Guimarães
O Direito do Trabalho brasileiro está de luto. Faleceu na manhã de hoje, 24 de junho, o jurista Amauri Mascaro Nascimento, um dos maiores expoentes da área na história do País. O corpo será velado a partir das 18 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo. Mascaro era professor emérito da instituição.
Juiz do trabalho aposentado, ele foi também promotor de justiça e chefe da Consultoria Jurídica do Ministério do Trabalho e Emprego. Integrou a Academia Brasileira de Letras Jurídicas e a Academia Nacional de Direito do Trabalho, da qual era presidente honorário, além da Academia Iberoamericana de Derecho Del Trabajo y de La Seguridad Social e do Instituto de Direito do Trabalho do Mercosul. Autor de dezenas de livros e artigos jurídicos, proferiu mais de 1.300 conferências e palestras no Brasil e no exterior.
Reconhecimento
Mascaro, com os desembargadores Flavio Allegretti de Campos Cooper (esq.) e Lorival Ferreira dos Santos (dir.) e os filhos Marcelo e Sônia, durante a homenagem prestada ao jurista em 2013, no 13º Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho do TRT da 15ª: "Maior prova de afeição do que essa não existe"
O País reconheceu a importância de Mascaro. Entre outras homenagens, o jurista foi agraciado com as comendas da Ordem do Mérito do Trabalho e da Ordem Judiciária Trabalhista, concedidas, respectivamente, pela Presidência da República e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Por sua vez, o TRT da 15ª Região reverenciou a trajetória do professor na 13ª edição do Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, promovida pela Corte em 2013, no Theatro Municipal de Paulínia. Na ocasião, coube ao desembargador Lorival Ferreira dos Santos, da 5ª Câmara do Tribunal, saudar o jurista, apresentando um resumo da carreira de Mascaro, desde seus primeiros anos de vida em Campinas, sua cidade natal. Entre outras curiosidades, o desembargador resgatou o início da vida profissional do professor, que começou como jornalista, ou repórter esportivo, mais especificamente, tendo sido, inclusive, um dos primeiros a entrevistar ninguém menos do que Pelé. Ao encerrar sua manifestação, Lorival definiu o homenageado como "o intérprete que deu vida ao Direito do Trabalho, conferindo a essa área do conhecimento uma interpretação científica" (leia aqui a íntegra da matéria e assista ao vídeo). Outra prova concreta do apreço do TRT-15 pelo jurista está no Fórum Trabalhista de Araçatuba, cuja sede leva o nome de Mascaro.
"Maior prova de afeição do que essa não existe", sublinhou o professor, ao agradecer a homenagem em Paulínia, emocionado. A solenidade foi concluída com a condecoração do jurista com o Grande Colar da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região, a mais elevada comenda do TRT. O Colar foi entregue pelo próprio presidente do Tribunal, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, que manifestou hoje seu pesar pelo falecimento de Mascaro. "Ele será sempre um dos grandes ícones do Direito do Trabalho brasileiro", reiterou o desembargador. "Não há como evitar a tristeza pelo falecimento do professor Amauri, mas, por outro lado, não devemos dizer que o conhecimento jurídico no País está mais pobre a partir de hoje, penso que não", ponderou Cooper. "Isso porque foi tão vasta e de tão indefinível qualidade a obra desse nosso grande mestre, e tantos são os frutos de seu trabalho, inclusive na produção científica de seus inúmeros seguidores, que, a cada dia, mesmo não estando mais fisicamente entre nós, Amauri Mascaro Nascimento continuará contribuindo decisivamente para o engrandecimento da ciência jurídica do Brasil."
"Conterrâneo" do TRT-15
Amauri Mascaro Nascimento nasceu em 4 de setembro de 1932, em Campinas. Bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, com pós-graduação em Teoria do Estado pela Faculdade de Direito da USP e especialização em Dissídio Coletivo ("Collective Bargaining") pela Universidade de Wisconsin, EUA, Mascaro fez parte de aproximadamente 90 bancas examinadoras de concursos públicos para ingresso na Magistratura ou no Magistério.

    Nenhum comentário: