sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Chico Saad destaca importância dos advogados no bem-estar da sociedade

Chico Saad destaca importância dos advogados no bem-estar da sociedade

O vereador Chico Saad (PMDB) ressaltou a importância dos advogados no cotidiano do cidadão e bem-estar da sociedade ao discursar sobre o dia destes profissionais em solenidade realizada dia 11, presidida por Luizinho da Farmácia (PR). Representantes da categoria foram homenageados Andréa Cristina Ferrari e Paulo de Paula Rosa.

Autor do projeto de decreto que, em 2005, instituiu o dia do advogado em Taubaté, Chico Saad lembrou a criação do curso de Direito no Brasil em 1827, por Dom Pedro I, nas cidades de São Paulo e Olinda. Citou Rui Barbosa, patrono dos advogados, e o artigo 133 da Constituição Federal, que versa sobre a relevância do advogado para a sociedade.

“O advogado é tão importante que tem um artigo na Constituição que fala que ele é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”

Surpresa preparada pelo orador, por meio da TV Câmara Taubaté, vídeos com depoimentos do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, Flávio D’Urso, e do jurista Yves Gandra Martins foram apresentados durante a solenidade. Vídeos sobre a vida dos homenageados também foram exibidos.

Sobre a advogada Andréa Cristina, Saad destacou do currículo a formação e trabalho como docente na Universidade de Taubaté e atuação em empresas como o banco Bradesco, assim como prestações de serviços de assessoria jurídica para a Guarda Mirim de Taubaté e para a Soapro (Sociedade de Amparo e Proteção). Acrescentou a participação como diretora da Comissão de Representação do Fórum Trabalhista da OAB da cidade.

Do advogado Paula Rosa, formado pela Unitau em 1965, o vereador lembrou a participação na fundação da Associação dos Advogados de Taubaté, em 1978. Citou que, em1980, foi eleito presidente da OAB Taubaté pela primeira vez, cargo que voltou a exercer por mais cinco mandatos.

Ainda sobre Paula Rosa, Chico Saad enumerou cursos realizados, atuação em empresas e frisou a atual função na presidência do 16º Tribunal de Ética e Disciplina do Vale do Paraíba, Litoral Sul e Serra da Mantiqueira, com sede em São José dos Campos.

O juiz titular da 1ª Vara do Trabalho, Guilherme Guimarães, falou em homenagem aos advogados. “O Direito nasce no Legislativo, ganha corpo no Executivo e alma no Judiciário. Quem faz o sangue correr nas veias do Direito e o mantém vivo é o advogado”, sintetizou.

O procurador do município, Paulo de Araújo Tavares, em seu discurso, explicou o trabalho da Procuradoria, segundo ele, pouco conhecido pelos cidadãos. “O procurador não defende o prefeito, nem os agentes públicos, mas sim o cidadão.”

Agradecimentos

Andréa Cristina lembrou a época que trabalhou no escritório de Paula Rosa, a quem se referiu como “primeira referência no Direito”. Destacou o amor à profissão, “sentimento necessário para fazer a diferença no trabalho”. Dedicou a homenagem às mulheres que atuam no Direito. “A fragilidade feminina pode ser exercida em prol do trabalho.”

Paulo de Paula Rosa estendeu a homenagem aos dois mil advogados que compõem a subseção da OAB de Taubaté e refletiu sobre a atuação deste profissional. “Nossa responsabilidade deve ser exercida com sinceridade, honestidade, dedicação, empenho, hombridade e decência”. Considerou a advocacia como “exercício diário de amor ao próximo” e afirmou trabalhar com carinho e devotamento.

Vereador Chico Saad, orador


Homenageada Andréa Cristina


Homenageado Paulo de Paula Rosa

Nenhum comentário: